Planejando a próxima safra

Praticamente a safra 2010/2011 está concluída. Justamente agora é a hora de planejarmos a próxima safra.

Agora? Sim, já!

Pensando em termos de Unidades Armazenadoras temos bem em mente o ocorrido nesta safra. Sabemos tudo que deu certo e o que deu errado no serviço prestado. Logo, temos bem claro os nossos problemas e o que realmente aconteceu e porque motivo ocorreu. Esse é o momento apropriado para tomar decisões.

Portanto, é hora de pensarmos na manutenção de nossas unidades armazenadoras, justamente quando estamos com a lembrança “bem fresquinha”, pontual.

Independente de valores dos grãos, já sabemos de antemão que iremos operar na próxima safra. É preciso melhorar nossa recepção,  deixar todo o equipamento em condições de ligar o botão e estar pronto para funcionar. Assim é que entendo ser a condição ideal de manutenção de equipamentos. Essa é sem dúvida a melhor hora para revisarmos todo nosso equipamento. Justamente quando paramos de ocupá-lo.

De nada adiante termos unidades e não darmos manutenção. A conseqüência disso, é pararmos nossa unidade na hora em que deveríamos estar operando. Isso nos mostra que a manutenção ou foi mal feita, ou não foi realizada.

Participem ou levem seus funcionários a serem treinados em nossos treinamentos de mão-de-obra. Temos notado que a classe produtora está sem pessoal qualificado. E não é por falta de estrutura de treinamentos. Já temos, e à disposição de todos, inclusive In Company, ou seja, na sua propriedade.

Agenda uma visita, mande e-mail, mas acima de tudo planeje-se.

O momento requer essa especial atenção, ou ficaremos de fora…

Pensem nisso. Feliz Dia das Mães à todas as mamães…

Eng.Agrônomo César Moutinho

Consultor em Pós-Colheita